2 de fev. de 2012

Dúvidas e perguntas frequentes sobre ouro


Como é feito ou o que é o ouro 18 kl, ouro 18 kilates , ouro 18 quilates ou Ouro 750?

Em cada 24 kilates de metal a ser manuseado usar-se 18 partes de ouro puro (AU) e 3 partes de liga prata (AG) e 3 partes cobre (CU) , fundindo as partes e fazendo o ouro próprio para Joalheria. Também é conhecido com ouro 750 , pois em cada 1000 gramas de pecas trabalhadas 75 % é ouro puro e25% são ligas metálicas, como por exemplo: cobre e prata ( AG +CU )
75% ouro puro 24k + 25% de ligas metálicas = ouro 18k 750 (ideal para jóias)

O que é um Quilate ou um Kilate?

Kilate nada mais é que dividir um grama em 5 partes ou seja um grama contem 5 kilates. Um kilate é 0.2 gramas ou um kilate é um quinto de um grama


Se dividirmos um kilate em 100 partes , se obtém um ponto ou 0.01kl , um ponto é um centésimo de um kilate ou 1/100 kl .



Porque o ouro é Misturado com Prata e Cobre?



ouro puro(24klts) apesar de um metal Nobre , Raro e imune a Corrosão e a Oxidação é muito macio e flexível, para uso pessoal em um anel ou aliança por exemplo , não resistiria aos efeitos mecânicos do dia a dia , uma simples pressão de um aperto de mão ao se cumprimentar uma pessoa deforma uma aliança de espessura normal, ao ser ligado na proporção correta (75% de pureza )continua com suas propriedades e adquiri resistência mecânica, recebe brilho ideal no acabamento final em uma peça nova ou pode ser polido , consertada e ficar como nova se a peça usada sofrer um forte risco, impacto. O ouro puro não permite isto pois nem o polimento fica tão perfeito como o ouro 18 kilates.

 Como se obtém o preço diário do ouro e porque é tão volúvel este preço?

bolsa de Nova York , através do mercado (oferta x demanda) dita a cotação mundial diariamente em “Onças Troy” ( 31.1 Gramas) sendo assim basta dividir a cotação do dia em dólares por 31.1 e multiplicar pelo preço do dólar no pais em que se está e obterá o valor de um grama de ouro puro ou 24 kilates .


Por exemplo: U$ 1000 / uma Onça X R$ 1.80 = R$57,87 preço de um grama de ouro 24kl em reais dia 1/10/2009 .

Investidores compram o ouro não para fabricar pecas mais para especular ou se assegurarem em determinadas situações de incertezas, existem também produtos que usam ouro puro como componente industrial, por exemplo produtos eletrônicos de precisão , devido à alta condutividade elétrica do metal.
O que é ouro Baixo teor, ouro baixo ou ouro ruim?

Quando uma fundidora usa menos que 75 % de ouro na composição de determinada quantia de metal para Joalheria , este não é mais ouro 18 kl , e a partir dai ai o metal final fica mais sujeito a oxidação ou escurecimento com o uso, são chamados ouro 12 kl ,14 kl , 16 kl dependendo da porcentagem de ouro puro em sua liga. O ouro 12kl por exemplo só tem 50 % de ouro puro em cada 24 kiltates de peças.


Solicite sempre o certificado de garantia com autenticidade do ouro 18klts 750.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visualizadas

Postagens populares